Como abrir seu próprio negócio e se regularizar

Veja como começar seu negócio do zero e de forma regular neste passo a passo simplificado da Company Hero!
 Lara Zanesco  |      08/11/2021
Como-começar-uma-empresa-do-zero.png

Quem sonha em trabalhar por conta própria já se perguntou como começar seu negócio do zero. Essa é uma dúvida muito comum e os números não me deixam mentir.

Em 2023, foram abertas mais 3,8 milhões de empresas no país, conforme dados do Mapa de Empresas. E o movimento de empreender continua. Até fevereiro de 2024, foram criados 721.184 novos negócios regulamentados no Brasil.

Tudo isso mostra que os brasileiros desejam se dedicar ao seu próprio negócio. Para isso, é preciso saber como começar uma empresa do zero. Afinal, isso ajuda a prevenir riscos que podem te levar à irregularidade ou até à falência, além de te poupar de muita burocracia.

A Company Hero auxilia profissionais em todas as etapas na hora de começar um negócio. Para te ajudar a dar os primeiros passos, preparamos este conteúdo que simplifica as etapas para começar um negócio.

Acompanhe!

1- Defina o modelo de negócio e o nome do negócio

Antes de iniciar de fato suas atividades, você precisa ter clareza sobre o que e como quer oferecer. É um produto? Algum serviço? Ou quer vender uma experiência. Isso é o ponto de partida para abrir seu negócio de forma direcionada e clara.

Para “bater o martelo” sobre seu negócio, busque alguma forma de validação: pesquisa de mercado, análise da concorrência, estudo de público-alvo entre outras coisas.

Comece com uma ideia clara do que você deseja oferecer, seja um produto, serviço ou experiência.

Não se esqueça de pensar no nome da sua marca. Ele precisa ser único, dar clareza sobre o que você oferece e ser marcante. Ah, e não pode estar registrado por outra empresa do seu nicho.

➡️ Faça a consulta de disponibilidade de marca gratuita agora!

2- Crie uma estratégia de negócio

Agora, é o momento para definir objetivos, metas e as ações que vão te fazer conquistá-los. Isso é o que chamamos de estratégia de negócio. Além de considerar aonde você quer chegar, é preciso ter em mente de onde se está partindo.

Assim, sua estratégia precisa abranger visão de negócio, recursos disponíveis, oportunidades e desafios.

Essa é uma etapa importante na hora de montar seu próprio negócio porque te ajuda a prever riscos e pode impactar diretamente na saúde financeira do empreendimento. Conte sempre com dados para tomar decisões e monitore os resultados constantemente.

🆓 Conteúdo completo: Como montar uma estratégia de negócio!

3- Abra um CNPJ de forma regular

O processo de abrir CNPJ é mais simples do que se imagina. Atualmente ele é feito totalmente online, seja para MEI ou outros tipos de negócios. Funciona assim:

  • reúna os documentos para abrir a empresa;
  • escolha os CNAEs;
  • determine o regime tributário;
  • elabore o contrato social, se necessário;
  • faça o registro na Junta Comercial;
  • obtenha os alvarás necessários, como de funcionamento, localização, bombeiros, sanitário etc.;
  • faça a inscrição municipal, para empresas de serviços, ou estadual, para o segmento de comércio.

Quer mais detalhes? Acesse nosso Guia prático: como abrir uma empresa online.

4- Proteja sua marca

O registro de marca vai além da criação da sua empresa. Com ele, você garante que só o seu negócio usa aquele nome e/ou logo dentro do seu nicho. Isso evita muitas dores de cabeça futuras.

Esse processo é uma forma de proteger legalmente a sua marca. No mesmo sentido, permite melhorar a imagem dos seus produtos e/ou serviços e reforça a credibilidade do seu negócio.

5- Invista em marketing e construção de marca

Outra etapa importante está relacionada ao marketing. Esse é o caminho para fazer seu negócio vender mais e conversar com o público certo.

Para aproveitar ao máximo as oportunidades, você deve trabalhar em 3 frentes: divulgação, identidade de marca e redes sociais. Todos eles estão interligados.

A divulgação abrange os outros dois e ainda inclui:

  • personalização: ajuda a gravar sua marca na memória do cliente. A Hero, por exemplo, tem artes exclusivas e numa paleta de cores específica que nos destaca dos concorrentes;
  • apresentação comercial: é um documento personalizado que facilita as vendas de produtos e serviços e pode ter diferentes formatos;
  • cases de sucesso: são casos reais de pessoas que utilizaram seus serviços ou produtos e gostaram, validando a qualidade do seu negócio.

O logotipo é a representação gráfica da sua empresa. É como um signo de identificação, que ajuda a criar uma conexão com o público-alvo.

Enquanto isso, as redes sociais oferecem engajamento por meio de conteúdos personalizados e voltados para o seu público.

Com todas essas dicas, você já sabe como começar uma empresa do zero. Em todas as etapas, aproveite e conte com uma ajuda especializada. Assim, a sua chance de sucesso aumenta.

Quanto tempo demora para abrir um negócio do zero?

De acordo com o Mapa de Empresas, até o primeiro bimestre de 2024, o tempo médio de abertura de empresas é de 21 horas. Ou seja, em menos de um dia do início do pedido de abertura é possível ter seu CNPJ em mãos.

É importante destacar que esses prazos consideram apenas o período de processamento de sua etapa final. Portanto, o procedimento completo, envolvendo modelo de negócio, planejamento e reunião de documentos, é mais demorado.

A Company Hero tem um time especializado em abertura e regularização de CNPJs. Aqui, nossas soluções são pensadas para facilitar e acelerar o processo de nossos clientes.

Quem contrata um dos nossos Escritórios Virtuais conta com um endereço viável à disposição para registrar o negócio em até 24 horas após o pagamento. Isso com a garantia da consulta de viabilidade para evitar que o endereço não seja compatível com suas atividades!

➡️ Saiba mais sobre nossa solução de Escritório Virtual agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes