Como conseguir comprovante de endereço comercial?

Precisa do seu comprovante de endereço comercial e não sabe como conseguir? A Hero te explica. Confira!
 Raquel Kwok  |      09/01/2023
Capas-Artigos_EV-RM_04.jpg

Já ouviu falar em comprovante de endereço comercial? Pode até parecer algo novo agora, mas esse documento é muito importante e útil para empreendedores de diferentes tamanhos.

Neste artigo, você vai aprender tudo que precisa sobre como comprovar o endereço comercial do seu negócio. Olha só o que você encontra por aqui:

  • O que é comprovante de endereço comercial?
  • Para que serve o comprovante de endereço da empresa?
  • Como comprovar o endereço comercial da minha empresa?
  • Modelo de declaração de endereço comercial.

Vamos lá!

O que é comprovante de endereço comercial?

O comprovante de endereço comercial é um documento que comprove que uma empresa atua comercialmente em determinado local.

Ou seja, ele funciona como o comprovante de residência, sabe? Como as contas de energia e água da nossa casa quando precisamos comprovar residência em algum cadastro.

Para que serve o comprovante de endereço da empresa?

Esse comprovante serve para provar que sua empresa está sediada comercialmente no endereço informado. Ele é necessário em diferentes processos:

  • abertura de conta bancária;
  • comprovação de uso para a prefeitura;
  • uso no Google Meu Negócio.

Como comprovar o endereço comercial da minha empresa?

Existem diferentes formas de comprovar o local onde sua empresa atua comercialmente. A diferença maior se dá entre quem tem um espaço físico e quem não tem. Por isso, vou explicar as opções para cada caso. Entenda:

1- Tenho espaço físico

Se você atua em uma sala comercial, um escritório ou outro espaço físico, há várias formas de comprovar o endereço da empresa quando necessário:

  • conta de energia paga e recente;
  • conta de água paga e recente;
  • comprovante de aluguel;
  • guia de IPTU;
  • correspondência bancária.

Viu só? São muitas possibilidades, as mais usadas continuam sendo a conta de energia ou o comprovante de aluguel. É muito importante ressaltar que o documento precisa estar no nome do empreendedor e constar o endereço do local comercial em questão.

2- Não tenho espaço físico

Agora, se você não atua num local físico, mas de forma online ou atendendo no local, precisa usar outro caminho para comprovar o endereço comercial do seu negócio.

Primeiro que o seu endereço comercial já vai ser diferente. Pode ser que você use a localização da sua casa, mas isso não é o mais indicado. Você pode entender melhor o porquê neste artigo: Riscos de registrar uma empresa em casa.

Caso você não tenha um espaço físico, o melhor a se fazer é utilizar um endereço comercial virtual. Você contrata a localização e não gasta com o espaço físico, usa apenas o endereço para divulgar seu negócio a clientes e parceiros.

Para isso, você deve contratar um Escritório Virtual e ativar seu endereço comercial. Nesses casos, como o escritório em si não está no seu nome, mas o endereço sim, você precisará de uma declaração de endereço comercial para comprovar que sua empresa está atrelada comercialmente àquele espaço.

Ela também pode ser necessária caso você já tenha um local físico, mas ainda não tem nenhum documento comprobatório, o que acontece quando se inicia o negócio físico.

Modelo de declaração de endereço comercial

Se você precisa de uma declaração como comprovante de endereço comercial, não se preocupe. É um documento bastante simples e que você mesmo pode preencher.

Para te ajudar, preparei um modelo para você completar e usar quando necessário:

“Eu, [nome completo], inscrito(a) no CPF sob o nº [número do CPF], na condição de [sócio, diretor ou presidente] da empresa [nome/razão social PJ], sob CNPJ nº [número do CNPJ] declaro, para os devidos fins, nos termos da Lei nº 7.115/1983, que o endereço comercial da referida empresa é [endereço completo].

Declaro, ainda, estar ciente de que a falsidade da presente declaração pode implicar a sanção penal prevista no art. 299 do Código Penal.

Cidade (UF), __ de ____________de 20__.

_________________________

Assinatura do Declarante.”

Para usar a declaração, você pode copiá-la e colar em uma ferramenta de texto, como o Microsoft Word ou o Google Docs. Depois é só preencher, imprimir e assinar para realizar a autenticação em cartório – isso é muito importante para garantir a validade do documento.

E aí, ficou com alguma dúvida? Então, chame um Hero no chat que estamos prontos para te ajudar! Até a próxima.

Raquel Kwok (1).png
Raquel Kwok
Uma das especialistas em Direito que compõem a equipe de Legalização da Hero. Auxiliando diversos clientes todos os dias, tem vasta experiência em Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de empresas e Registro de marcas.

Artigos recentes