Como contratar endereço fiscal?

Descobriu as vantagens e agora quer saber como contratar endereço fiscal? Leia para entender como contratar o serviço para sua empresa.
 Otávio Hoffmann  |      25/11/2022
Capas-Artigo-EV_04.jpg

Descobriu as vantagens e agora quer entender como contratar endereço fiscal? Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber. Essa é uma opção interessante para quem deseja abrir o próprio negócio, mas não tem os dados exigidos para emitir a documentação. Continue lendo para descobrir o que fazer!

Você já deve ter ouvido falar sobre Endereço fiscal, Domicílio fiscal, Escritório virtual ou Coworking. Todos esses termos fazem parte de um mesmo universo, mas acabam tendo suas finalidades confundidas. Para quem está abrindo o CNPJ, o Endereço fiscal e o Escritório virtual são as soluções que devem ficar no radar.

O que é e como contratar endereço fiscal

O endereço fiscal, também conhecido por domicílio fiscal, é o local indicado na documentação da empresa no momento da abertura. Sabe quando você vai registrar o MEI e elaborar o contrato social? Nessa hora, é necessário indicar uma localização como referência para questões ligadas ao Fisco, de contabilidade, da sua empresa.

Ele pode ou não ser o endereço de onde seu negócio de fato opera. Tudo vai depender das permissões estabelecidas pelas prefeituras e do tipo de empresa que você tem. Se for preciso manter um estoque ou atender clientes, provavelmente um endereço residencial não poderá ser utilizado como endereço fiscal na abertura do CNPJ.

Meu endereço fiscal pode ser o meu endereço residencial?

Depende do seu ramo de atuação. Empresas de comércio precisam da Inscrição Estadual para recolhimento do ICMS devido à comercialização de produtos físicos. Nesse caso, a Secretaria da Fazenda Estadual não libera esse registro para um estabelecimento comercial que utilize o mesmo endereço para o comercial e residencial.

Como empreendimentos comerciais e industriais precisam seguir especificações prediais e de vigilância sanitária estabelecidas pelo próprio município para funcionar, eles não podem usar o endereço residencial como endereço fiscal.

No caso de prestadores de serviços que não precisam da Inscrição Estadual, dá para usar o endereço residencial na documentação sem problemas. A prefeitura costuma liberar esses empreendimentos, desde que o profissional seja proprietário do imóvel ou tenha autorização do dono do local para isso.

É importante destacar que prestadores de serviços que moram em condomínios residenciais nem sempre têm autorização para usar o endereço residencial para fins de registro. Isso varia conforme o estatuto do condomínio. Se esse for seu caso, confira qual a regra a respeito de abertura de empresas no local antes de entrar com a solicitação.

O uso de endereço residencial na abertura da empresa é mais tranquilo se você for MEI, pois a Inscrição Estadual é aberta automaticamente quando o CNPJ é adicionado a uma atividade que necessita da inscrição.

Entenda a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial

Essa é uma dúvida muito comum para quem não está acostumado com a rotina contábil. Fique tranquilo, você não é o único a confundir. Para não errar mais, pense que o endereço fiscal é aquele ligado às burocracias, ao estabelecimento jurídico e contábil da sua empresa. Ele é útil para que ela possa funcionar de acordo com o que é estabelecido pelo Estado.

O endereço comercial é mais informal. Essa informação costuma ser utilizada nos seus materiais de marketing, como cartão de visitas, cartas comerciais ou sites, e serve para dar uma referência física para o cliente. É onde ele sabe que vai te encontrar!

Muitos profissionais decidem abrir uma empresa, mas não têm uma localização para utilizar nem na parte fiscal e muito menos na comercial. Nesses casos, vale a pena conhecer os serviços de endereço para empresas, como os oferecidos pela Company Hero, que tem facilitado a vida dos empreendedores.

A oferta de serviços de endereço comercial é bastante útil para quem trabalha em home office e precisa de um local corporativo para apresentar aos clientes. Assim, é possível encontrar espaços de trabalho compartilhados com planos dessa modalidade por preços bem camaradas. No final das contas, isso sai mais barato do que ter uma sede própria, e ainda impressiona as pessoas que procuram por você.

Vantagens do endereço fiscal para sua empresa

Como falamos agora pouco, nem sempre é possível abrir uma empresa em casa. Esse é o primeiro problema que o endereço fiscal resolve. Além disso, é uma forma de proteger sua privacidade. Afinal, quem faz home office já mistura mais a vida pessoal com a profissional do que gostaria.

Outro benefício interessante é a estabilidade de endereço. Alterar os documentos com frequência pode sair mais caro do que o esperado. Se você mora de aluguel ou costuma se mudar com alguma frequência, é mais fácil pagar a mensalidade do endereço fiscal do que arcar com os valores das taxas toda vez que precisar ajustar a papelada.

Muitas empresas de escritórios virtuais que trabalham com o serviço de domicílio fiscal oferecem a solução de recebimento de cartas e encomendas. Essa é uma comodidade que faz a diferença! Tem ideia de como ter uma recepção cuidando dos seus recebimentos pode otimizar sua rotina?

Todas as vantagens citadas anteriormente são ótimas, mas a gente gosta mesmo é de sentir a economia do bolso, não é verdade? Se por acaso a sua empresa está entre as que não podem usar o endereço de casa para registro, contratar o endereço fiscal sai mais barato do que alugar um ponto comercial no início das suas atividades.

Como contratar endereço fiscal sem errar

Quando se trata dos documentos da sua empresa, todo cuidado é pouco. Pesquise bastante antes de escolher o seu endereço fiscal, para ter certeza da estabilidade do escritório que você está contratando.

Perguntas importantes para a análise:

  • Há quantos anos a empresa atua?
  • Qual o histórico dele com outros clientes?
  • As pessoas estão reclamando?
  • O valor é abusivo ou está dentro da média do mercado?

Avalie todo o contexto antes de assinar o contrato. A transparência deve ser um fator de decisão. Por exemplo, se você entrar no site da Company Hero, vai perceber que existe um espaço de depoimento das empresas que confiam no nosso trabalho, além de um local para tirar dúvidas no chat. Busque um parceiro com atenção.

Como contratar endereço fiscal perto da sua região

A melhor parte de contratar um endereço fiscal ou comercial é ter um espaço perto da sua região ou próximo de onde os clientes estão, com utilidades que, muitas vezes, o home office não oferece. A Company Hero tem endereços nas principais regiões do país para você encontrar o mais adequado às suas necessidades.

Para não errar: se grande parte dos seus clientes são de São Paulo, vale a pena pegar um endereço por ali. Da mesma forma acontece no Rio de Janeiro ou em outros locais.

O endereço fiscal é uma solução que permite que qualquer empreendedor coloque sua empresa no mundo sem dificuldades. Entre salas de reuniões, serviços de correspondência e endereço fiscal, os pacotes oferecidos facilitam a vida de profissionais dos quatro cantos do país.

Agora que você entendeu como contratar endereço fiscal, clique aqui para conversar com um de nossos Heros.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes