Programador PJ: veja se vale a pena e como ter um CNPJ dev

Veja como é atuar como desenvolvedor PJ, vantagens e desvantagens e quando vale a pena trocar o CLT pelo PJ.
 Lara Zanesco  |      06/02/2024
capa-cnpj-dev.png

Ser um programador PJ é uma das alternativas para quem está atuando na área da tecnologia. Atuar de forma autônoma, com flexibilidade e ganhando bem é o que chama a atenção de quem escolhe abrir CNPJ sendo dev, isto é, desenvolvedor.

Mas tudo tem seus prós e contras. Ser PJ na área dev exige um diferente nível de responsabilidade e atenção quando comparado ao trabalho com registro em carteira.

Se você está em dúvida se vale a pena ser um programador PJ, este conteúdo vai te ajudar! Entenda como funciona essa modalidade de trabalho na área TI (Tecnologia da Informação) e conheça uma ferramenta que vai te ajudar a decidir entre ser PJ ou CLT. Vamos lá!

O que é um desenvolvedor PJ?

Um desenvolvedor ou programador PJ é o profissional que trabalha como Pessoa Jurídica. Isso significa que ele tem um CNPJ como dev e presta serviço para clientes, em geral, outras Pessoas Jurídicas, como empresas.

Nesse sentido, o profissional de desenvolvimento pode oferecer serviços por tempo, por entrega ou atuar em projetos específicos, explorando a flexibilidade de atuar por conta própria.

Além disso, ele não é um funcionário das empresas para as quais presta serviços, ou seja, não tem vínculo empregatício. Por conta disso, não deve seguir horários e normas da contratante, mas é “seu próprio patrão”.

Isso não tira as responsabilidades do profissional, porque seus trabalhos devem ser feitos mediante contratos PJ. São contratos oficiais que estabelecem a relação entre o programador PJ e as empresas contratantes, delimitando entregas, responsabilidades e deveres de ambas as partes.

Ainda, quando atua como Pessoa Jurídica, o desenvolvedor passa a ser responsável pelo recolhimento dos impostos sobre o seu trabalho, diferente de quem é CLT, cuja gestão é feita pela empregadora. Com isso, é comum que os PJs recebam e cobrem mais do que quem atua de carteira assinada.

Nesse mesmo caminho, o profissional abre mão de benefícios específicos dos funcionários registrados em carteira, como 13º salário, férias remuneradas e seguro desemprego.

Esse é um resumo do que é ser um programador PJ para você entender as diferenças de atuar como CLT e como PJ.

Para que você tenha ainda mais clareza, a seguir, levantei as principais vantagens e desvantagens de se atuar por conta própria. Acompanhe.

Vantagens de ter CNPJ dev

As principais vantagens de ser um desenvolvedor PJ estão relacionadas à autonomia e aos ganhos. Entenda melhor quais são:

Autonomia

Como PJ, o dev tem liberdade para gerenciar sua forma de trabalho, podendo escolher como e quando trabalhar. Isso porque ele não tem um patrão, ele atua com a prestação de serviços e é ele que decide como e para quem trabalhar.

Flexibilidade

Mais autonomia é sinônimo de mais flexibilidade. Como PJ, o programador pode negociar seus contratos de forma mais dinâmica, sem precisar seguir somente a agenda da contratante e até podendo cobrar a mais para prazos curtos.

Atuação ampla

Outra vantagem de ter um CNPJ dev é que você pode escolher para quem trabalhar. Com isso, é possível ter mais de um cliente, aumentando suas fontes de renda e diversificando suas experiências.

É excelente para quem pensa em mudar de carreira ou frente de atuação na área tech porque te permite continuar trabalhando enquanto você testa novas oportunidades.

Trabalho remoto ou em casa

Outra grande vantagem de ser PJ para os desenvolvedores é que você escolhe onde trabalhar. Com isso, o trabalho home office ou até remoto não é um problema ou limitação. Aliás, muitas das vagas PJs para devs consideram essa preferência dos profissionais.

Desvantagens de ser desenvolvedor PJ

Por outro lado, as desvantagens em ter um CNPJ dev estão relacionadas à gestão fiscal e contábil do seu trabalho. Entenda melhor a seguir.

Precisa emitir nota fiscal

Como PJ, a emissão de notas fiscais é obrigatória e essencial para formalizar seus contratos e declarar os seus rendimentos para a Receita.

Responsável por recolher seus tributos

Como expliquei antes, o PJ é o responsável pelo recolhimento fiscal sobre seus serviços. Isso inclui INSS, ISS (Imposto Sobre Serviços), Imposto de Renda e quaisquer outros encargos que houver.

Perda de benefícios da CLT

Por fim, o programador PJ não tem direito a benefícios e seguranças que a carteira assinada oferece, como férias remuneradas, 13º salário e Fundo de Garantia. Mas isso pode ser negociado, contabilizado no preço dos serviços e as contribuições podem ser feitas de forma autônoma também.

Ou seja, o PJ conta com muito mais autonomia e flexibilidade do que o CLT, com maiores possibilidades de ganhos também, mas precisa ter maior atenção e responsabilidade contábil e fiscal.

Por isso, é muito comum que os desenvolvedores PJ contratem contadores para lidar com essas burocracias e aproveitar as vantagens de ser PJ ao máximo.

Quanto ganha um programador PJ?

A média salarial inicial de um desenvolvedor PJ é R$ 6 mil por mês, mas esse valor pode variar bastante. Os ganhos de um programador PJ podem mudar de acordo com a sua especialização, nível de conhecimento, quantidade de serviços realizados, entre outras coisas.

Assim, o valor pode mudar mês a mês de acordo com os trabalhos que você realiza.

Como saber se vale a pena ser programador PJ?

Para saber se vale a pena ser PJ na área dev, você deve considerar as vantagens de cada modalidade de trabalho e os seus ganhos e gastos.

A Hero desenvolveu uma calculadora de salário especialmente pensada para programadores e profissionais da área tech. Nela, você consegue simular os cenários e fazer comparações entre suas oportunidades CLT X PJ.

👉 BAIXE E-BOOK COM CALCULADORA CLT X PJ PARA TECH

Garanta agora a calculadora CLT X PJ para devs da Hero para saber o que vale mais a pena para você!

Como ser um desenvolvedor PJ?

  1. Avalie suas propostas CLT x PJ com a calculadora de salário;
  2. Estude o mercado na sua área de especialização;
  3. Abra um CNPJ de forma segura e rápida;
  4. Faça a gestão contábil do CNPJ ou contrate um contador;
  5. Atue sempre com contrato PJ;
  6. Emita notas fiscais a cada trabalho.

Por fim, lembre-se de ficar de olho nas obrigações do PJ, como recolhimento de tributos e entrega de declarações. Apesar de ser possível gerir seu CNPJ por conta, contratar um especialista da contabilidade é mais prático e seguro, prevenindo erros.

E aí, quer abrir um CNPJ Dev? Tenha certeza de que vale a pena, calcule seu salário como CLT e PJ na calculadora da Hero!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes