Diária por Incapacidade Temporária (DIT): o que é e como funciona para PJ

Receber pelos dias em que você não pode trabalhar, por questões de saúde ou acidente, também é possível para CNPJs. Entenda!

 Lara Zanesco  |      01/12/2022
Capas-Artigos-Seguros_01.png

Se você tem CNPJ e já ficou sem poder trabalhar por conta de acidentes ou doenças, precisa saber o que é a Diária por Incapacidade Temporária. Também conhecido pela sigla DIT, esse recurso é uma forma de garantir sua estabilidade financeira em momentos difíceis.

Para te ajudar a entender como funciona a DIT e como ela pode te ajudar, neste artigo, vou te explicar:

  • O que é Diária por Incapacidade Temporária (DIT);
  • Como funciona a DIT;
  • Diferença entre DIT e Seguro de Vida;
  • O que o seguro DIT cobre;
  • Vale a pena um seguro DIT sendo PJ?

Continue acompanhando!

O que é Diária por Incapacidade Temporária (DIT)?

A Diária por Incapacidade Temporária é uma cobertura oferecida por seguros de vida que paga ao segurado em casos de doenças e acidentes que o impossibilitem de trabalhar.

O pagamento acontece por diárias (daí vem o nome) e se prolonga pelo tempo em que a pessoa está inapta, encerrando quando você volta a trabalhar. O valor varia de acordo com o que foi contratado no seu seguro.

Essa é uma excelente opção para profissionais autônomos, MEIs, entre outros empreendedores, pois ajuda a proteger sua renda caso sofra acidentes ou doenças e tenha que ficar parado.

Como funciona a DIT?

A DIT entra como uma cobertura em seguros de vida, mas não é usada em casos de falecimento, como a cobertura tradicional dos seguros de vida. Ela serve justamente para casos em que você fica impedido de trabalhar por um tempo determinado, decorrente de doença ou acidente.

Se você quiser contratar a DIT, ela será incluída num seguro de vida e, para isso, é preciso comprovar renda, seja por meio da Declaração de Imposto de Renda, do extrato da sua conta bancária nos últimos 3 meses ou outro recurso permitido pela seguradora.

Uma vez contratada a Diária de Incapacidade Temporária, você pode solicitá-la quando sofrer algum acidente ou doença que sejam cobertos pelo seguro, e isso varia de uma seguradora para outra.

Diferença entre DIT e Seguro de Vida

O DIT é um serviço “extra” de um seguro de vida, ou seja, uma cobertura além da tradicional em casos de morte. Ele cobre apenas situações de incapacidade temporária de trabalho, como o próprio nome explica.

Já o seguro de vida é uma proteção que você paga para que, caso venha a falecer, o seu beneficiário receba um valor que garanta estabilidade, sendo que você delimita o beneficiário e o valor da indenização também.

O que o seguro DIT cobre?

A cobertura do seguro DIT varia de uma seguradora para outra. Algumas situações comuns de serem cobertos são:

  • invalidez por acidente caso comprometam as atividades laborais;
  • afastamento pós cirurgia de emergência;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • infecção alimentar grave;
  • casos gripais ou alérgicos agravados.

Para ter certeza de tudo que o seu seguro cobre, é essencial conferir antes mesmo da contratação e entender se ele atende à sua necessidade ou não.

Vale a pena um seguro DIT sendo PJ?

Com certeza o seguro com Diária por Incapacidade Temporária vale a pena para quem tem CNPJ. Com ele, você pode ficar muito mais tranquilo caso sofra algum acidente ou descubra uma nova doença e precise parar.

Isso faz muita diferença para manter a renda nos momentos inesperados, que são bastante comuns. Afinal, diferente de quem trabalha com carteira assinada, os empreendedores acabam ficando desamparados em situações assim.

Por isso, o seguro DIT funciona como uma forma de prevenção para você, mas o melhor é que você a controla. Você decide o valor que quer investir para poder resgatar quando necessário, de acordo com a sua renda e necessidade.

E sabia que existem opções em que você pode garantir essa proteção investindo pouco mais de R$ 1 por dia? Isso mesmo, essa é a novidade que a Company Hero está trazendo aos empreendedores que querem se proteger contra imprevistos.

Nosso seguro de vida com DIT é limitado e pode te oferecer uma renda de até R$ 9 mil quando estiver afastado das suas atividades. Quer saber mais e garantir sua vaga? Veja nossa página de Seguro e conheça mais detalhes sobre o melhor seguro DIT de proteção de renda!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes