Importância do endereço fiscal para abertura da sua empresa

Saiba qual a função do endereço fiscal na abertura do CNPJ e por que ele deve ser escolhido de forma estratégica. Acesse agora!
 Lara Zanesco  |      11/04/2024
importancia-do-endereco-fiscal-para-abertura-da-sua-empresa.png

O endereço fiscal é aquele utilizado para abrir o CNPJ. Ele é muito importante na hora de regularizar um negócio ou até mesmo atuar como PJ, prestando serviços.

Apesar de relevante para a regularização de qualquer empreendimento e atividade comercial, muitas pessoas não entendem o impacto da sede fiscal no seu negócio. Para deixar isso claro, preparamos este conteúdo.

Entenda por que o endereço fiscal é importante para abertura da sua empresa agora!

Indispensável para regularização jurídica

Primeiramente, o endereço fiscal é aquele usado no registro do seu CNPJ. Todo mundo que se regulariza precisa colocar um endereço referente à gestão do negócio.

Mas não pode ser qualquer local. Algumas atividades podem usar o endereço residencial como fiscal, por exemplo, mas isso não é o mais indicado e, mais à frente, explicaremos o porquê.

Outras precisam de um endereço que seja compatível com atividades de comércio, liberados pelas juntas estaduais.

Ou seja, não basta ter um comprovante de endereço para aplicar junto à documentação do seu CNPJ, precisa ser um logradouro compatível com a atividade econômica que deseja realizar.

Referência para órgãos oficiais

O endereço ou sede fiscal também é aquele que será usado como referência pelos órgãos públicos. É nele que você receberá comunicações oficiais, como documentos fiscais, jurídicos e até intimações.

Nesse sentido, precisa ser um endereço real e no qual você possa receber esse tipo de documentação com segurança. Afinal, são documentos relacionados à regularidade do seu negócio e não podem ser perdidos ou desviados de alguma forma.

Passível de fiscalização

É comum que algumas juntas comerciais façam a fiscalização de endereços fiscais com Inscrição Estadual. É um registro necessário para atividades comerciais em geral. A fiscalização serve para garantir que a gestão do seu negócio esteja em um local regular com a atividade desenvolvida.

Assim, no seu endereço, precisa ter alguém disponível para receber os fiscais e poder fornecer qualquer informação ou documentação que seja solicitada. Além disso, o local precisa ter compatibilidade com a atividade que você desenvolve para evitar o cancelamento do seu registro e inaptidão da Inscrição Estadual.

Viabiliza a atividade comercial

Nesse mesmo sentido, o endereço fiscal é um dos fatores que garantem a viabilidade do seu negócio. Como expliquei, em geral, atividades de comércio precisam de endereços com Inscrição Estadual para funcionar.

Se você utilizar tentar registrar seu negócio com um endereço que não tenha o registro do Estado, terá o pedido indeferido e isso pode atrasar o início das suas vendas e, consequentemente, dos ganhos.

Proteção da sua privacidade

O endereço fiscal é atrelado ao CNPJ. Assim, quando alguém pesquisa o seu registro, pode visualizar, entre outras informações, o seu endereço.

Imagine que você usou o endereço residencial no seu registro. Ele passa a ficar exposto para qualquer pessoa que pesquise pelo seu CNPJ. Além de misturar suas atividades pessoais com profissionais, você coloca em risco sua privacidade e segurança.

Endereço fiscal seguro e acessível para sua empresa

Quer garantir o melhor endereço fiscal para o seu negócio? Contrate um Escritório Virtual. Com essa solução, você garante um endereço regular e valorizado para registrar seu CNPJ e divulgar sua marca.

Os Escritórios Virtuais da Company Hero têm vantagens que facilitam o seu negócio:

✅ Gestão digital e segura de correspondências;

✅ Documentação liberada em poucas horas;

✅ Endereços em todo o país;

✅ Atendimento à fiscalização;

✅ Aluguel de salas de reunião exclusivo.

Quer garantir essa segurança e praticidade? Contrate um Escritório Virtual com ou sem Inscrição Estadual agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes