O que é afiliado e como começar como um

Afiliado é uma pessoa que divulga produtos ou serviços e recebe comissões por isso, sem trabalhar para a empresa necessariamente.
 Lara Zanesco  |      22/03/2023
Capa-Q1-Afiliados01.jpg

Ser afiliado é trabalhar divulgando produtos e serviços de empresas e outras pessoas. Essa modalidade de trabalho online ficou muito popular nos últimos anos e já é possível encontrar oportunidades de afiliação nos mais diversos nichos de mercado.

Para isso funcionar, você precisa se afiliar ao programa que mais faz sentido com as suas metas, considerando o produto, para quem você vai vender, a comissão que vai ganhar e por aí vai.

Por isso, se você já pensou em ser afiliado a alguma marca, este artigo vai te ajudar. Vou te explicar tudo sobre esse assunto para que você entenda como explorar essa profissão e fazer uma boa renda extra com a afiliação digital. Continue lendo para começar a divulgar:

  • O que é afiliado?
  • Qual a função de um afiliado?
  • Quais as vantagens de ser um afiliado?
  • O que você precisa para ser afiliado?
  • Quanto ganha um afiliado digital?
  • É seguro ser afiliado?
  • Quem pode ser afiliado?
  • Como começar a ser afiliado?
  • Afinal, é fácil ser afiliado?

O que é afiliado?

O afiliado é um profissional que faz indicações de produtos e recebe comissões por isso. Mas não basta indicar, ele consegue promover algum tipo de ação a partir da indicação, geralmente uma venda.

Para ser afiliado, é preciso se juntar a um programa de afiliação, escolher os produtos que fazem mais sentido para si e o que o programa pode oferecer. A partir disso, ele consegue um link exclusivo para divulgar, a partir do qual será contabilizada sua comissão.

Qual a função de um afiliado?

A função do afiliado é justamente promover um serviço, produto ou até mesmo uma marca. Geralmente, o intuito das marcas que atuam com marketing de afiliados é aumentar o número de vendas, mas é possível encontrar programas que querem conquistar divulgações para gerar mais tráfego no site, por exemplo.

De qualquer forma, o afiliado serve para fazer com que mais pessoas conheçam aquilo que está promovendo.

Quais as vantagens de ser um afiliado?

Existem muitos benefícios em participar de um programa de afiliados, mas os principais são estes:

1- Autonomia para trabalhar como quiser

Como afiliado, você trabalha de forma autônoma. Isso significa que todos os passos para gerar sua renda são apenas de sua responsabilidade. Dessa forma, você tem autonomia para criar sua estratégia, definir a quantidade de trabalho, as metas e por aí vai.

Sem falar que toda renda que gerar do seu esforço volta para você e você decide o que fazer: investir, se proteger ou simplesmente colocar na sua renda pessoal.

2- Baixo investimento

Antes de tudo, preciso esclarecer que é possível ser afiliado digital sem nenhum investimento financeiro. Essa é a realidade da maioria dos afiliados, que opta por investir apenas tempo e esforço nesse método de renda extra, sem colocar a mão no bolso.

Ainda assim, caso você queira colocar dinheiro nesse negócio, não precisará despender altos valores para ter bons retornos.

Se o programa de afiliados que você escolheu depende de um link, você pode criar um site gratuito ou de baixo valor para acoplar todos os seus links, de diferentes programas e promover conteúdos. No máximo, você pode acabar gastando com a hospedagem do site e há diversas opções boas, seguras e baratas para isso, além das gratuitas.

3- Liberdade geográfica e de horário

Trabalhando individualmente com um negócio digital, você garante um dos maiores benefícios da atualidade: a liberdade de tempo e espaço. Isso mesmo, como afiliado, você pode trabalhar de onde quiser e no horário que preferir.

Tem pessoas que são produtivas à noite do que de manhã e um trabalho em horário comercial não é a melhor opção. Ter liberdade para trabalhar quando você tem mais disposição e descansar quando não se sente apto é uma forma de fazer o seu tempo render mais – e, hoje em dia, tempo é investimento também.

A liberdade geográfica te permite planejar viagens que antes pareciam impossíveis, além de expandir o seu networking com profissionais de todo o mundo. Mais um benefício para quem se dedica como afiliado.

4- Tem apoio da plataforma

Quando você se afilia a uma plataforma, pode contar com ela para gerenciar sua comissão, ter informações sobre os produtos e o programa de afiliação e por aí vai. Claro, isso se você escolher uma empresa confiável e que pense nos seus afiliados.

Desse modo, a afiliação se torna menos complicada. É a plataforma que disponibiliza seu link ou seu cupom exclusivo. Ela vai registrando cada conversão que você conquista. Caso haja algum erro na plataforma, a empresa vai te dar suporte e tirar suas dúvidas. É assim que funciona na Hero.

5- É fácil de iniciar

Geralmente, não é difícil se cadastrar em um programa de afiliados. Com alguns dados pessoais e a escolha do produto e do programa certos para você, já é possível começar a indicar e a ganhar dinheiro com isso.

Aqui na Hero, por exemplo, após realizar o cadastro, nossos afiliados só precisam criar seu cupom exclusivo para começar a indicar, receber no nosso programa de afiliação. É tudo rápido e muito prático como tem que ser.

O que você precisa para ser afiliado?

Eu já expliquei que é muito simples começar na afiliação de produtos. Os requisitos básicos da maioria dos programas são estes:

  • ter a partir de 18 anos;
  • ter um e-mail válido;
  • ter um documento de identificação válido.

Com essas informações básicas, já é possível fazer o cadastro em algum programa de afiliação. Dependendo das regras de onde você vai se filiar, pode ser que você precise apresentar outras informações.

Quanto ganha um afiliado digital?

Os ganhos de um afiliado são variáveis. Os fatores que influenciam no montante final são:

  • comissão paga pelo programa;
  • tempo dedicado à atividade;
  • quantidade de conversões geradas.

Se você escolher ter a afiliação como sua principal fonte de renda, com certeza, sua renda será maior do que quem vê a profissão como uma estratégia de renda extra.

As comissões de produtos, geralmente, podem pagar entre R$ 0,30 e R$ 100. É preciso procurar os melhores programas para receber melhores comissões, mas tendem a ser de produtos mais difíceis de vender.

Também há programas que oferecem porcentagens sobre o valor dos produtos, como aqui na Hero. Em todo caso, é muito importante se atentar à comissão ofertada pelo programa antes de se afiliar para não se frustrar depois. A partir disso, os ganhos vão ser sua responsabilidade.

Tipos de comissionamento de afiliados

Na busca por programas de afiliação, você pode encontrar duas opções de comissionamento:

  • Pagamento por Clique;
  • Pagamento por Venda.

O primeiro diz respeito a quantas pessoas clicaram no seu link para acessar a página que você está divulgando.

O segundo, mais comum, é aquele em que você recebe por venda feita a partir do seu link ou cupom, independentemente de quantas pessoas acessam sua divulgação.

É seguro ser afiliado?

De forma geral, é super seguro trabalhar com a afiliação digital. Primeiramente porque, como expliquei, você não corre riscos financeiros por não precisar necessariamente investir dinheiro nesse tipo de negócio.

Depois, você tem muitas plataformas seguras para trabalhar e produtos confiáveis para divulgar. Uma vez que você faz sua divulgação de forma estratégica, sem falsas promessas para o seu público, estará seguro com essa nova fonte de renda.

Se sentir dúvidas, pesquise sobre o programa e a empresa escolhidos, veja avaliação de outras pessoas. Essa é sempre a melhor referência para saber se um negócio vale a pena ou não.

Quem pode ser afiliado?

Qualquer pessoa pode ser um afiliado, se tiver o mínimo para isso: maioridade penal (18 anos ou mais) e um e-mail válido são os requisitos básicos.

Depois disso, é só analisar os programas disponíveis para entender quais particularidades de cada um mais combina com o seu estilo de divulgação e público.

Como começar a ser afiliado?

Agora você já tirou suas principais dúvidas sobre o que é afiliado, já está decidido em se tornar um? Então, você vai precisar dessas dicas para ter sucesso desde o início da sua jornada na divulgação de produtos e serviços. Olha só:

  1. Delimite o nicho de mercado em que você atuará;
  2. Mapeie e analise as plataformas e programas disponíveis no seu nicho;
  3. Entenda o sistema de comissionamento e pagamento do(s) programa(s) escolhido(s);
  4. Defina os canais de divulgação que você usará (redes sociais, site, blog, grupos de mensagem, etc.);
  5. Estude seu público: analise interesses, dores e pontos de identificação com você;
  6. Escolha os produtos/serviços que realmente quer divulgar;
  7. Mapeie seus diferenciais para persuadir seu público;
  8. Crie um mapa de ideias de conteúdos e formatos para divulgação dos produtos/serviços escolhidos;
  9. Defina estratégias a curto, médio e longo prazo com uma meta clara e fácil de metrificar;
  10. Monitore o andamento das suas ações e os resultados. Se necessário, refaça o seu planejamento focando na sua meta.

O processo de criação, monitoramento e replanejamento é constante em qualquer negócio, inclusive para quem quer ser afiliado digital. Por isso as etapas anteriores a essas são tão importantes, são elas que vão nortear todas as suas ações recorrentes no dia a dia.

Afinal, é fácil ser afiliado?

Sim, ser afiliado digital é fácil. O processo de cadastro nos programas é simples, como expliquei nos tópicos anteriores deste artigo. O que “dá mais trabalho” é a parte da divulgação, mas isso vai depender do seu objetivo com esse negócio.

Caso queira que seja apenas uma renda passiva extra, a afiliação não vai te gerar muitos esforços, mas, se quer ter isso como sua principal fonte de renda, poderá exigir os investimentos de um negócio digital tradicional.

Ser afiliado é muito mais fácil do que parece e, se você se dedicar, pode ter uma boa entrada para complementar sua renda. É contador? Então, aproveite para ver detalhes do programa de afiliados da Hero!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes