O que é renda passiva e como conseguir uma?

A renda passiva é aquela que entra sem você precisar fazer nada. Ser afiliado digital pode gerar rendimentos passivos para contadores.
 Lara Zanesco  |      22/03/2023
Capa-Q1-Afiliados02.jpg

Já ouviu aquela frase que você tem que “deixar o dinheiro trabalhar para você”? Esse é o sonho de muita gente e tem tudo a ver com a renda passiva. Esse conceito consiste na geração de renda sem nenhum esforço ativo de quem a recebe.

A verdade é que a renda passiva ajuda a aumentar seu patrimônio de forma fácil, mas precisa ser explorada de forma inteligente. Existem diferentes formas de ter rendimentos sem precisar trabalhar, mas alguns são bastante arriscados ou exigem altos investimentos.

Neste artigo, vou te explicar os conceitos principais desse tema para que você possa começar a pensar em como explorar esse recurso por aí. Olha só o que você vai ver aqui:

  • O que é renda passiva?
  • Quais são os exemplos de renda passiva?
  • Quais os benefícios da renda passiva?
  • Como gerar rendimentos passivos?

O que é renda passiva?

Renda passiva é aquela que exige pouco ou nenhum esforço, isto é, ela é resultado de algo que funciona de forma independente. Se, para receber um salário, você precisa trabalhar uma quantidade de horas mensais, para receber rendimentos passivos, você precisa escolher um tipo de renda uma vez e apenas monitorá-la.

Um ponto de destaque é que essa fonte de renda precisa ser confiável. Isso significa que ela não pode ser facilmente mutável ou acabar de uma hora para outra. Precisa ser algo que você tenha segurança de que vai se manter presente. Afinal, o propósito desse tipo de rendimento é justamente promover mais segurança e liberdade financeira. Se for um investimento arriscado, volátil, você não tem muita garantia de que essa renda continuará chegando.

Além disso, só é possível atingi-la após um certo investimento de tempo, estratégia e, por vezes, dinheiro. Assim, antes de ter uma renda passiva, é preciso atuar ativamente em prol dela. Interessante, não é?

Mas a ideia é fazer o “trabalho pesado” uma vez só, de forma inteligente, para, depois, colher os frutos dele. Por isso a renda passiva é visada por tantas pessoas e uma realidade para muitas pessoas consideradas ricas e bem sucedidas.

Quais são os exemplos de renda passiva?

Nos dias atuais, existem diferentes formas de ter uma renda passiva, desde as mais tímidas até as quantias mais significativas. Para ficar mais claro o que pode ser um gerador desse tipo de renda, veja estes exemplos:

Aluguéis

O aluguel de imóveis é muito rentável para os proprietários. Mesmo quando se aluga por meio de uma imobiliária, o saldo é bastante positivo para gerar renda passiva. E depois que o imóvel está pronto e disponível para alugar, você vai ter que fazer algo em prol dessa renda poucas vezes.

Aplicativos digitais

Desenvolver um aplicativo não é tão simples, mas com certeza é uma ótima forma de ter rendimentos passivos. Quando o desenvolvedor vende sua criação para as lojas de aplicativos online, ganha sempre que algum usuário compra ou baixa o software. Ou seja, é um trabalho único de criação que vai te render constantemente, você só precisará fazer atualizações algumas vezes, se quiser, mas seu lucro não dependerá delas.

Infoprodutos

Os infoprodutos são um ótimo exemplo de renda passiva. O mercado de cursos e conteúdos digitais alavancou nos últimos anos e é um dos grandes rentáveis para essa modalidade de renda. Você cria um conteúdo uma vez, vende em uma plataforma e não precisa mais fazer nada, só lucrar com o que é vendido.

Ações de dividendos

Há empresas que têm capital aberto, isto é, aquelas que vendem suas ações para terem investimento. Os dividendos são o que os acionistas recebem de uma parte do lucro dessas empresas nas quais investiram.

Esse é um tipo de renda passiva que exige mais atenção e conhecimento para investir, mas que também vale a pena.

Fundos imobiliários

Quando você aplica nos Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), é como se emprestasse dinheiro para as empresas desse mercado poderem construir ou comprar ativos. Ou seja, seguirem se desenvolvendo.

Esse “empréstimo”, que nada mais é do que um investimento, é o que gera sua renda passiva. Os fundos de papel são aqueles em que os imóveis ainda não existem de fato, estão na planta. Os fundos de tijolo já contemplam construções reais e habitáveis, o que te gera renda até sobre os aluguéis pagos nos imóveis.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma opção simples para gerar renda passiva. Nele, o afiliado é como um vendedor passivo, que recebe comissão dos programas de afiliação.

O segredo para que isso se torne um rendimento passivo é produzir um material de divulgação único que te gere vendas por bastante tempo.

Aqui na Hero também, os afiliados conseguem aproveitar nosso programa aplicando seu cupom de afiliado em serviços que já oferecem no dia a dia. Assim, eles não precisam atuar de forma ativa para lucrar com a afiliação.

Quais os benefícios da renda passiva?

Conquistar uma renda passiva pode levar um certo tempo e trabalho no começo, mas com certeza tem muitas vantagens para sua vida financeira. Selecionei as 5 principais para você entender melhor por que deve ter uma renda passiva:

1- Ter uma reserva de emergência

A reserva de emergência corresponde a um valor que possa suprir as necessidades financeiras de uma pessoa ou família em situações inesperadas, como o desemprego. Geralmente, o indicado é que ela possa manter os custos de vida por 6 meses pelo menos.

O problema é que muitas pessoas ainda não conseguem separar um valor todo mês para criar sua reserva. Por isso, contar com a renda passiva é uma forma de garantir essa segurança financeira sem precisar ter mais trabalho ainda.

👉 Quer mais proteção financeira? Conheça o Seguro Renda Protegida para PJs.

2- Melhorar sua qualidade de vida

Os seus rendimentos passivos também podem ser o impulsionamento financeiro que você precisava para aumentar sua qualidade de vida. A partir deles, pode ser possível pagar um plano de saúde melhor, ter mais momentos e experiências de lazer e até conseguir trabalhar menos.

3- Crescimento do seu negócio

A renda passiva pode ser a entrada de investimentos que você precisa para dar aquela impulsionada no seu negócio. Se você tem um perfil de investidor mais arriscado, sem deixar de investir estrategicamente, é possível conseguir montantes significativos para gerar renda passiva e dar o próximo passo com o seu negócio.

4- Aumento da aposentadoria

A renda passiva pode ser um “extra” para a sua aposentadoria. Você pode usá-la numa previdência privada ou aproveitar os rendimentos mensais junto com o que receber do governo. Isso trará muito mais estabilidade e liberdade financeira nessa etapa da vida.

5- Antecipação da aposentadoria

Mas, se o seu sonho é parar de trabalhar mais cedo, isso também é possível. Basta usar os rendimentos para antecipar parcelas da previdência e adiantar seus anos de contribuição. Assim, você vai se aposentar mais cedo do que o tradicionalmente estipulado.

Como gerar rendimentos passivos?

Como comentei, antes de ter uma renda passiva, você precisa atuar ativamente. Mas isso só acontecerá uma vez, depois, se bem feito, a ideia é ver o dinheiro entrar.

Preparei este passo a passo simplificado para você entender por onde começar para ter renda passiva com segurança. Acompanhe e veja que é mais fácil do que você imagina:

1- Trace suas metas de forma clara

Você já viu que a renda passiva pode ser útil para várias coisas, então, para que você quer ter a sua? Afinal, ter dinheiro só por ter não adianta de nada, concorda? Então, antes de começar a gerar sua renda passiva, pense na sua meta.

Essa meta deve ser muito clara para você, tanto em valores quanto em propósito. Um bom exemplo é:

“Eu quero ter R$ 2.000 de renda passiva todo mês para poder fazer uma viagem com minha família”.

Com essa meta, você sabe quanto quer alcançar, com que frequência e por qual motivo, o que dá muito mais motivação para se dedicar nesse começo.

2- Analise seu ponto de partida

Agora que você sabe onde quer chegar, precisa olhar para onde está no momento, de onde vai dar seu primeiro passo. Essa é uma forma de ter noção do quanto vai ter que percorrer para alcançar a sua meta e traçar um plano de geração de renda realmente possível, num prazo coerente para o valor que você quer receber.

3- Mapeie opções coerentes

Com tudo isso em mente, é hora de avaliar as opções de geração de rendimentos passivos possíveis e entender qual vai ser a melhor para te fazer alcançar seu objetivo dentro das suas condições atuais.

Você pode voltar no tópico de exemplos de rendas passivas para considerar algumas possibilidades e fazer essa avaliação. Uma dica é que o marketing de afiliados é um dos passos mais simples de se iniciar, afinal, você não precisa investir dinheiro e praticamente todo mundo pode trabalhar com isso.

Fique por dentro do nosso conteúdo sobre o que é afiliado e saiba como explorar essa fonte de renda passiva.

4- Estude seu financeiro e planeje os aportes

Já sabe onde quer chegar, de onde vai começar e quais as melhores fontes de renda passiva para você? É hora de olhar para o seu financeiro.

Se você escolheu uma fonte de renda que precisa investir, é preciso saber quanto você pode investir do seu atual valor de entrada. O que está sobrando do que você recebe? Quanto isso representa da sua meta e da sua estratégia?

Na hora de planejar seus aportes, considere a estratégia a médio e longo prazo focando na meta que você estabeleceu. Quanto você vai investir em cada período de tempo e em cada tipo de investimento.

Lembre-se de considerar, além do dinheiro, seus investimentos de tempo e esforços, que também são muito importantes e valiosos nesse momento.

5- Trace sua estratégia

Agora você já tem todas as informações que precisa para definir como vai atuar para gerar rendimentos passivos:

  • meta de valor;
  • tempo estimado;
  • opções de investimento;
  • recursos disponíveis.

Faça seu planejamento de forma realista e segura, considerando sua meta sempre. Também esteja preparado para replanejar a sua estratégia caso algo não saia como o esperado.

Por exemplo, suponha que você planejou dobrar o investimento de Fundos Imobiliários no 3º mês de aporte porque contava com uma grana extra, mas ela não entrou. Não precisa desanimar. Recalcule como isso afeta sua meta e as próximas ações para saber como adaptar sua estratégia.

E aí, já está pronto para começar a trabalhar na sua renda passiva? Então vale a pena conhecer o programa de afiliados para contadores da Hero, uma ótima oportunidade para o setor contábil!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes