O que precisa para montar um escritório: saiba se vale a pena

Montar um escritório físico pode sair muito mais caro do que você imagina. Veja o que você precisa e se ainda vale a pena investir nisso.
 Lara Zanesco  |      27/01/2023
Capas-Artigos_EV-RM_11.jpg

Muitos empreendedores e profissionais desejam abrir um escritório para ter onde receber clientes e parceiros. Nesse caminho, acabam tendo dúvidas sobre por onde começar, quanto investir, enfim, o que precisa para montar um escritório.

Por isso, neste artigo, eu vou te explicar tudo com base num exemplo: um escritório de advocacia. Dessa forma, ficará mais simples termos um ponto de referência para a análise, afinal, algumas coisas podem mudar de uma área para outra.

Para isso, vamos passar pelos seguintes tópicos:

  • Estrutura física de um escritório
  • Estrutura eletrônica de um escritório
  • Estrutura legal para abrir um escritório
  • Quanto custa para montar um escritório de advocacia?

Quer saber se vale a pena montar um escritório para o seu negócio? Então, continue acompanhando.

Estrutura física de um escritório

Para começar, quando pensamos em montar um escritório, tudo que tem relação à parte física do espaço vem à mente, inclusive o próprio local.

Assim, a primeira coisa a se fazer é encontrar o espaço ideal para o seu escritório. Alguns parâmetros a considerar são a localização, o tamanho e a quantidade de salas, se você irá alugar ou comprar e se precisará de muitas reformas. Esses aspectos já te ajudarão a mapear boas opções que se encaixem no seu orçamento.

Um ponto de destaque é justamente a localização do seu escritório. Tenha em mente que ele precisa estar numa região comercial e, de preferência, de boa referência. O seu endereço pode ser um ponto destaque para agregar valor à sua empresa.

Além do espaço, você precisará investir em mobiliário, caso não tenha. Para recepção, mesa e cadeiras são o básico, pelo menos uma para recepcionista e duas para eventuais clientes e parceiros. Esse padrão pode se repetir nas salas de reunião, sejam quantas houver no espaço.

Não se esqueça de itens acessórios, como cestos de lixo, armários, aparadores e materiais de escritório em geral. Além disso, oferecer um ambiente climatizado é um fator básico nos escritórios atuais, por isso, atente-se à forma de climatização do seu local.

Ainda, investir na boa iluminação e decoração do espaço fazem toda a diferença para marcar a identidade da sua marca, instigar clientes e tornar o espaço mais receptivo, então, não pule esses detalhes.

Estrutura eletrônica de um escritório

Atualmente, o aparato eletrônico de um escritório é uma etapa importantíssima para garantir o bom andamento das atividades no dia a dia. Para começar, garanta bons computadores ou notebooks para todos que precisarem, como na recepção e nas salas de reunião. Opte por equipamentos que garantam bom processamento com uma estética agradável e moderna.

Além disso, invista num sistema de monitoramento para garantir a segurança do espaço e de quem o frequenta. Câmeras e alarme são essenciais para isso.

E não deixe de dar atenção à rede de internet escolhida. Como boa parte, senão todo o trabalho será feito online, a internet é um fator crucial para o bom andamento das atividades. Evite lentidão em processos que poderiam ser resolvidos de forma simples em poucos cliques.

Estrutura legal para abrir um escritório

Como tudo que envolve o funcionamento de um negócio, abrir um escritório também exige algumas etapas legais. Elas são essenciais para manter suas atividades regulamentadas e garantir seus direitos e deveres como PJ.

Nesse caso, um fator extremamente importante é ter a certeza de que o local do seu escritório pode ser usado de forma comercial. Isso porque há espaços que são apenas residenciais e, então, abrir um escritório nesses locais é colocar em risco o seu negócio.

Você pode fazer a conferência junto à prefeitura da sua cidade no momento de abrir o CNPJ, que também é essencial. Tudo isso pode tomar algum tempo do seu dia e requer conhecimento das burocracias do processo, por isso, sugiro buscar um contador ou advogado especializado.

Esses profissionais, além de toda a experiência, costumam utilizar ferramentas facilitadoras para agilizar o processo e torná-lo mais simples, como a Plataforma de Legalização da Hero. Assim, além de poder focar em outros aspectos do seu negócio, você terá a certeza de que o processo legal de abertura do seu escritório estará correndo bem.

Quanto custa para montar um escritório de advocacia?

O custo de abertura de um escritório de advocacia é bastante variável, mas, de forma geral, você pode gastar de R$ 15 mil a R$ 25 mil facilmente considerando todos os processos de locação de imóveis, mobílias, decoração, equipamentos e as questões legais.

Esse é um valor bastante considerável especialmente para quem está começando na área. É por isso que, por aqui, entendemos que um espaço físico nem sempre é a melhor opção para desenvolver um bom negócio.

Como assim? Existem soluções muito mais baratas que oferecem a legalidade fiscal e um bom endereço para divulgar seu negócio. O Escritório Virtual é o exemplo perfeito: você contrata um endereço comercial em uma ótima região, abre seu CNPJ com um endereço confiável e legal e dedica seus recursos financeiros, criativos e de tempo ao seu desenvolvimento e a seus clientes.

Não conhece esse serviço? Aqui no blog, há um conteúdo completo sobre o assunto que pode te ajudar: Qual o custo de um Escritório Virtual?

E aí, acha que ainda vale a pena montar um escritório físico? Se tiver alguma dúvida sobre as vantagens que um escritório virtual pode te oferecer, chame um Hero no chat que vamos te ajudar!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes