Profissões de risco: saiba quais são e o que fazer

Se você trabalha com uma dessas profissões de risco, é hora de pensar em formas de proteger a sua renda para momentos de acidentes.
 Lara Zanesco  |      14/03/2023
Capas-Q1-Seguros_10.jpg

Nos dias de hoje, existem diversas profissões de risco no Brasil. Os ramos são os mais variados, sejam aquelas que te expõem a mais riscos de acidente ou ao desenvolvimento de problemas de saúde.

Saber se você atua em um desses ramos é importante para saber como se preparar em casos de incidentes como esses, seja você um trabalhador CLT ou PJ, mas especialmente para os empreendedores.

Conheça 9 profissões perigosas para trabalhar atualmente e veja dicas simples e baratas de como se proteger. Para adiantar, as profissões listadas são:

  • Motoboy;
  • Caminhoneiro;
  • Eletricista;
  • Policial;
  • Bombeiro;
  • Minerador;
  • Agente penitenciário;
  • Construtor civil;
  • Profissionais da saúde.

Acompanhe e entenda os riscos de cada uma dessas profissões de risco.

1- Motoboy

Não é novidade que trabalhar como motoboy é muito arriscado. Na cidade de São Paulo, os motociclistas representam 46% das mortes no trânsito registradas em 2022. É muito comum ver que a maior parte dos acidentes e de vítimas fatais no trânsito são de motociclistas, essa é a realidade na maior parte do país.

Eles estão expostos a riscos de direção, à imprudência de outros motoristas, buracos e objetos nas vias, falhas mecânicas, altos níveis de estresse e até doenças virais. Essa foi uma das categorias que ficou mais exposta à Covid-19 durante a pandemia de 2020.

Aqui no blog Hero, você encontra um artigo completo sobre como os motoboys podem proteger sua renda. Vale a pena conferir se você atua assim e começar a se proteger o quanto antes.

2- Caminhoneiro

Outra profissão que fica muito exposta aos riscos dos trânsitos é a de caminhoneiro. Além de todos os fatores de perigo ao dirigir, essa profissão gera muita exaustão física.

É muito comum ver casos de acidentes com caminhoneiros que ficaram muitas horas dirigindo e dormiram ao volante. Além de colocar a vida em risco, essa rotina é bastante estressante e pode afetar a saúde mental, além da física.

3- Eletricista

Ser eletricista também está entre as profissões de risco. Isso porque os profissionais ficam expostos a correntes elétricas. Mesmo com os chamados Equipamentos de Proteção Individual, ainda é possível sofrer acidentes trabalhando na área.

E o pior de tudo é que um acidente com eletrocussão tem grandes chances de ser fatal. Aí, além do trabalhador perder a vida, a sua família acaba ficando desamparada, especialmente se ele for a única fonte de renda da casa. Para esses trabalhadores, um seguro de vida com proteção de renda é muito indicado. É um seguro que te paga Diárias por Incapacidade Temporária, isto é, auxílio financeiro pelos dias que você não puder trabalhar por conta de acidentes e doenças.

A Company Hero tem uma solução personalizada para quem quer essa segurança: o Seguro Renda Protegida Hero. Esse serviço te oferece até R$ 9 mil por mês conforme comprovação de renda, além do seguro de vida. Os planos têm valores acessíveis e garantem mais estabilidade e tranquilidade financeira em momentos de imprevistos.

👉 Quer contar com essa proteção? Acesse agora e faça uma simulação do seu Seguro de Renda!

4- Policial

Outra profissão reconhecida pela sua periculosidade é a da polícia, assim como outros agentes de segurança.

Esses profissionais podem ser atacados em ocorrências com armas brancas ou de fogo, por exemplo. Isso sem falar em crimes de ódio, vingança por prisões ou outras autuações. Os níveis de estresse também chamam a atenção. Uma avaliação feita por especialistas da psicologia com policiais de Santa Maria (RS) mostrou que 57% dos participantes apresentaram sintomas de estresse, e as mulheres tinham os sintomas mais graves.

5- Bombeiro

Todo mundo sabe que ser bombeiro requer coragem. Esses profissionais atuam sobre alta adrenalina em situações de risco e muito estresse psicológico. Muitas vezes precisam manter a calma e o foco para atender tragédias, como incêndios, enchentes e até desabamentos.

Além de todo o desgaste mental, esse trabalho oferece perigos constantes à vida dos profissionais. Ainda, as situações de risco podem afetar o bombeiro de forma silenciosa, como por conta da inalação de fumaça, do aumento do estresse e do desenvolvimento de disfunções psicológicas, tal qual ansiedade.

6- Minerador

A mineração está em praticamente todas as listas de profissões perigosas que você pode encontrar. Primeiro, podemos pensar no óbvio: risco de desabamento das minas. De fato, esse é um dos grandes perigos do dia a dia dos mineradores.

Mas esses profissionais também estão expostos a agressores silenciosos. A poeira advinda da mineração, por exemplo, pode afetar gravemente o sistema respiratório, especialmente a longo prazo e sem o uso da proteção adequada.

7- Agente penitenciário

Os presídios não são espaços adequados no Brasil, tanto para os detentos quanto para os profissionais que lá atuam. Um agente penitenciário tem que lidar com muita tensão a todo momento, especialmente os riscos de brigas, rebeliões e até ataques pessoais.

Além de arriscar a própria vida no trabalho diário, esses profissionais acabam se expondo a traumas mentais que podem se transformar em problemas como fobias, pânico, ansiedade e por aí vai.

Ou seja, são pessoas que, a qualquer momento, podem desenvolver doenças ou sofrer acidentes que as afastem do trabalho. Nessas horas, se precisar entrar na fila do INSS para conseguir pagar as contas, pode passar maus bocados financeiramente.

8- Construtor civil

O ramo da construção civil é bastante amplo e, mesmo assim, oferece diversos riscos aos trabalhadores, por isso está nesta lista. Os perigos dessa área envolvem as atividades laborais, as ferramentas até as condições de trabalho:

  • risco de quedas de locais altos;
  • risco de contaminação das vias aéreas;
  • risco no manuseio de ferramentas cortantes;
  • risco de câncer de pele devido à alta exposição solar;
  • risco de problemas auditivos devido a altos níveis de ruído.

E geralmente os profissionais da construção civil trabalham como PJ, sejam eles autônomos ou profissionais liberais. Caso sofram algum acidente, não têm nem a fila do INSS para recorrer, ficam à própria sorte.

Por isso, o mais indicado é procurar um seguro Renda Protegida o quanto antes para continuar recebendo em casos de acidentes ou doenças.

9- Profissionais da saúde

Por fim, mas não menos importante, os profissionais de saúde correm riscos diários no trabalho. Os altos níveis de estresse são destaque nessa área. Quem já assistiu a Grey’s Anatomy, uma série de Shonda Rhimes que mostra o dia a dia de médicos e enfermeiros? A narrativa é cativante justamente pelos dramas dos personagens que, muitas vezes, envolvem situações de trabalho.

Mas não para por aí. Atuar com saúde também é expor a própria saúde.a riscos de contaminação. As doenças infecciosas podem contagiar facilmente quem cuida dos pacientes, o que veio bastante à tona durante a pandemia da Covid-19 ao vermos o trabalho das linhas de frente de combate nos hospitais.

Esses trabalhadores também podem se preparar para situações assim. Muitos atuam como profissionais liberais e existem diferentes formas de se proteger financeiramente para casos de doença ou afastamentos por acidente.

Você se enquadra em alguma dessas profissões? Então, é hora de começar a se prevenir. Aproveite para ler mais sobre os seguros para profissionais liberais aqui no blog Hero e se aprofundar nesse assunto.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes