Como retirar o comprovante de Inscrição Estadual online?

Veja onde e como conseguir um comprovante de Inscrição Estadual para proteger o seu CNPJ.
 Raquel Kwok  |      11/05/2022
capa-comprovante-ie-online.png

Sabia que é possível emitir um tipo de comprovante de Inscrição Estadual quando precisar? O documento está à disposição para ser consultado toda vez que for necessário e é muito importante para garantir que sua empresa pode comercializar produtos sem dores de cabeça.

A Inscrição Estadual é um número que representa o registro regular do CNPJ no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). No Brasil, ela é obrigatória para quem atua com comércio e com serviços de comunicação e de transporte entre estados e municípios.

Atualmente, a inscrição é feita automaticamente para CNPJs que precisam obrigatoriamente do registro, seja no momento de abertura ou de atualização do cadastro, como numa mudança de endereço ou de atividade econômica.

Somente com a inscrição, o contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negócio junto à Receita Estadual de onde está estabelecido. Por isso, ter um documento que funciona como um comprovante de Inscrição Estadual é muito importante – e é fácil consegui-lo.

Acompanhe para conferir o passo a passo de como encontrar a sua Inscrição Estadual e guardar essa comprovação com você.

Passo a passo para emitir o comprovante de Inscrição Estadual

  1. Acesse o portal SINTEGRA;
  2. No mapa interativo, clique no Estado de registro do CNPJ;
  3. Informe o seu CNPJ na página de consulta do cadastro do ICMS do seu Estado.

Pronto, você já conseguirá consultar sua Inscrição Estadual. Atualmente, não existe um botão para emitir um comprovante do registro. O indicado é que você faça uma captura de tela e salve como um documento PDF de forma digital e/ou imprima.

Você ainda não tem uma Inscrição Estadual? Calma, você não precisa alugar um espaço físico para conseguir o registro!

💡 O Escritório Virtual é a solução que protege e regulariza o seu CNPJ de forma barata e segura. Funciona assim: você contrata o uso de um endereço regular para usar no seu negócio e paga só por esse uso.

E a Hero tem opções com o registro estadual para quem atua com comércio ou outras atividades que exigem a Inscrição Estadual.

👉 Garanta seu Escritório Virtual com Inscrição Estadual a partir de R$ 83 por mês agora!

Tem que pagar para emitir a Inscrição Estadual?

Não. Atualmente, a Inscrição Estadual é emitida automaticamente para os CNPJs que precisam do registro. Se o seu é antigo e você vai incluir uma CNAE que precisa, o processo será feito automaticamente também. Tudo isso é feito de forma online e gratuita

O que você pode precisar é de um endereço que seja compatível com o seu tipo de atividade. Nesse caso, você tem duas opções: alugar uma sala comercial ou contratar um Escritório Virtual com o registro.

Se você não precisa de fato de um espaço físico, a segunda opção é muito mais vantajosa. Ela é igualmente regular e segura, mas muito mais econômica.

Como conseguir uma Inscrição Estadual?

Precisa de um endereço adequado e com o registro estadual? A Hero te ajuda! Temos endereços em todo o país para quem precisa da Inscrição Estadual.

Além do endereço fiscal e comercial, aqui, você conta com a gestão segura das suas correspondências! É muito mais praticidade para o seu dia a dia com um investimento muito menor que um aluguel!

Quem precisa ter Inscrição Estadual?

O cadastro é obrigatório para CNPJs que atuam com a circulação de mercadorias como parte da rotina. Negócios que trabalham com produtos físicos, como atacados, varejos, indústrias, e-commerces, precisam do registro independentemente da área de atuação.

Além disso, ele é essencial para áreas específicas de serviços: telecomunicações e transporte intermunicipal e interestadual.

Raquel Kwok (1).png
Raquel Kwok
Uma das especialistas em Direito que compõem a equipe de Legalização da Hero. Auxiliando diversos clientes todos os dias, tem vasta experiência em Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de empresas e Registro de marcas.

Artigos recentes